sexta-feira, 18 de abril de 2014

Pudim de pão | Moreninhos | Bolo do Brasil

Pudim de pão (caderno nº 18, sem data)

A degustação foi no dia 23 de março. Desta vez duas das receitas utilizadas foram retiradas de um dos cadernos da coleção, porém não datado. Pela ortografia, sabe-se que é antigo, entre décadas de 1920-1940. Pela ausência de quantidades bem definidas, foi necessário adaptar a receita, que ficou assim:

350g de pão sovado amanhecido
1 litro de leite
6 ovos
300g de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
canela, cravo e noz moscada em pó a gosto

Picar ligeiramente o pão e juntar o leite, deixando por alguns minutos até desfazer. Bater no liquidificador e reservar. Em separado bater os ovos, primeiro as gemas com o açúcar e depois as claras. Juntar a mistura do pão e os demais ingredientes. Cozinhar no forno em banho maria em forma untada com manteiga.





Algumas receitas consideram adicionar uvas passas na massa, mas como geralmente ficam no fundo da assadeira, preferi usá-las como decoração.

Todos concordaram que o gosto era de infância!





Moreninhos (aderno nº 14, década 1960)

1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei cacau, sem açúcar)
2 colheres (sopa) de óleo (usei de girassol)
1 colher (sopa) de baunilha ou noz moscada, o que preferir
1 ovo

Bater bem o açúcar com o ovo e o óleo. Em seguida, juntar o leite já misturado com o chocolate e a baunilha. Por fim, juntar a farinha e o fermento. Misturar bem e colocar em forma untada óleo e sapicada de farinha.
Depois de assado e frio, desenformar virando o fundo para cima e polvilhar com açúcar. Cortar em quadradinhos para servir.

Ficam fofíssimos!

Bolo do Brasil (caderno nº 18, sem data)

100g de farinha de milho
100g de polvilho (usei do azedo)
200ml de leite
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
sal e erva-doce a gosto
ovos,. o necessário

Escaldar a farinha com o leite fervendo. Depois de frio, adicionar o polvilho, a manteiga, o sal e a erva-doce. Amassar com ovos até o ponto de pingar em assadeira ligeiramente untada de manteiga (ou outra gordura). forno quente.



Usei duas colheres para dar o formato ovalado aos pãezinhos. Depois de assados ficam com uma bolha de ar por dentro, e como não levam açúcar podem ser usados para fazer pequenos sanduíches.









Nenhum comentário:

Postar um comentário