terça-feira, 11 de novembro de 2014

Strudel com maçãs | Patê de cenouras da Hermé

Strudel remete à cultura germânica do sul do Brasil e o mês de outubro à Oktoberfest. Em minha memória, o melhor strudel que comi foi em Blumenau, Santa Catarina, e foi com isso em mente que decidi fazer uma receita registrada no livro "O Ponto do Doce", página 122, pois é nessa cidade que se realiza anualmente em outubro a Oktoberfest, uma festa tradicional que tem a brasileira como a maior fora da Alemanha.

Strudel, em alemão, significa enrolado (como rocambole) e pode ser feito com recheio de cerejas, nozes, papoulas, chocolate, amêndoas, requeijão ou recheios de sal. O de maçãs é o mais conhecido entre nós.

Massa:
250g de farinha de trgio
20g   de manteiga
Uma pitada de sal
9 a 10 colheres (sopa) de água morna

Põe-se a farinha de trigo sobre uma superfície de madeira, fazendo no centro uma cavidade na qual se colocam a manteiga, o sal e a água morna. Amassa-se até que não grude mais, ficando consistente e com bolhas visíveis. Coloca-se para descansar durante 30 a 60 minutos, de preferência coberta por uma vasilha aquecida (conforme a temperatura ambiente exigir).

Recheio:
Algumas maçãs (usei 3 médias)
1 colher (sopa) de amêndoas peladas e picadinhas
2 colheres (sopa) de uvas passa
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de rosca
1 limão - caldo e casca ralada
açúcar a gosto

Misturam-se as maçãs, descascadas e cortadas em cubinhos, com as passas passadas em água fervendo: juntam-se as amêndoas, a farinha de rosca levemente tostada na manteiga, o açúcar, o caldo e a casca do limão.

Estende-se na mesa um pano branco, grande, polvilha-se bem com farinha de trigo, põe-se a massa sobre ele, polvilha-se novamente com farinha de trigo e abre-se a massa o mais fino possível. Prende-se uma das extremidades da massa com o rolo e com as mãos enfarinhadas vai-se puxando a massa com cuidado esticando bem, até ficar fina e transparente, na qual se aplica com pincel bastante manteiga derretida.

Espalha-se o recheio de maçãs, deixando as extremidades livres. Querendo o strudel mais gorduroso, juntam-se ao recheio alguns pedacinhos de manteiga.

Ergue-se com as duas mãos o pano juntamente com a massa e enrola-se o strudel dessa maneira. Em vez de colocar mais manteiga no recheio, pode-se pincelar novamente a massa à medida que é enrolada. Deita-se em assadeira untada em feitio de meia lua ou de caracol, aperta-se as extremidades da massa, pincela-se o strudel com manteiga ou gema batida e assa-se durante 30 a 40 minutos no forno até tomar uma cor bonita.




20g de manteiga é igual a 1 colher de sopa cheia.

Conforme enrolava a massa no recheio, fui pincelando com manteiga derretida o outro lado da massa.


Para assar, coloquei o strudel em forma comum, de cone central.


O resultado foi ótimo. A massa ficou crocante, leve e pouco doce, como me lembrava de ter experimentado em Blumenau.

Para completar, servi o strudel como é mais tradicional: com creme chantilly feito em casa:

2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
4 gotas de essência de baunilha

Colocar o creme de leite na batedeira, bater por 3 minutos. Em seguida adicionar o açúcar e a baunilha, batendo apenas para misturar. Está pronto!


Patê de cenouras (da Hermé)

2 cenouras cozidas e descascadas
2 ovos cozidos e descascados
2 pimentões vermelhos sem as sementes
1 cabeça de alhos descascados
1 cebola grande
1 copo (200ml) de leite
1 copo (200ml) de óleo
1 quilo de tomates maduros
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal a gosto
Azeitonas picadinhas (opcional)

Bater no liquidificador primeiro os tomates, passando-os pela peneira. Voltar os tomates ao liquidificador e bater com os demais ingredientes. Levar ao fogo em panela de fundo grosso, mexendo constantemente. Deixar ferver até aparecer o óleo e tomar consistência de patê. Depois de frio, juntar as azeitonas picadinhas.

Esta receita é grande, mas pode perfeitamente ser guardada no freezer por bastante tempo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário